4 razões pelas quais uma rotina diária é importante para seu filho (e como definir uma)
14/01/2021 2021-11-06 13:074 razões pelas quais uma rotina diária é importante para seu filho (e como definir uma)
4 razões pelas quais uma rotina diária é importante para seu filho (e como definir uma)
Por que as crianças (e os pais) precisam de rotina
Todas as famílias precisam de algum tipo de rotina para estabelecer a normalidade, uma maneira de fazer as coisas e uma sensação de segurança.
As crianças, muitas vezes, temem o desconhecido – seja o brócolis em seu prato – ou uma grande mudança em sua vida, como mudar para uma casa diferente ou ganhar um irmãozinho.
As rotinas ajudam às crianças a se sentirem seguras e protegidas. Elas precisam se sentir seguras e protegidas para desenvolver confiança e aprender, incluindo o aprendizado sobre as maneiras adequadas de se comportar.
Embora a mudança seja uma oportunidade de aprendizado, também pode ser estressante para as crianças. Uma rotina normal traz conforto e consistência ao dia a dia de toda a família. As rotinas ajudam os membros da família a saber quem deve fazer o quê, quando, em que ordem e com qual frequência.
É bom começar conversando sobre novas rotinas com seu parceiro antes de falar sobre elas com seus filhos. Dessa forma, você pode ter certeza de que concorda e entende quais são seus objetivos.
As rotinas precisam atender as necessidades diárias de membros individuais da família, mas também precisam atender aos objetivos de longo prazo. Por exemplo, se uma das metas de longo prazo é passar um tempo de qualidade com a família frequentemente, tente ter rotinas que te ajudem a atingir essa meta, como, por exemplo, separa um tempo para brincar com as crianças, ajudar no trabalho de casa, reforçar aprendizados, dar afeto com beijos, abraços e afagos.
RAZÕES PELAS QUAIS UMA ROTINA DIÁRIA É IMPORTANTE PARA SEU FILHO:
1) Une a família
Quando uma criança sabe o que esperar e percebe as atividades familiares regulares, ela começa a entender o que é importante. Isso fortalece valores, crenças e interesses compartilhados.
A criança, por exemplo, pode perceber que tomar o café da manhã juntos nas manhãs de sábado é importante. Eles podem ver que o tempo em família é especial. Mesmo se seu filho for pequeno, ele vai assimilar essas tradições. A família se une fazendo coisas regulares e importantes em conjunto.
2) Cria uma casa mais calma
Como a criança e outros membros da família sabem o que esperar, o estresse e a ansiedade são reduzidos. A criança saberá o que vem a seguir. Eles se sentirão valorizados porque estão incluídos nos planos e não se sentem forçados a fazer algo.
3) Dá confiança e independência ao seu filho
Com uma rotina, a criança vai aprender com o tempo a hora de escovar os dentes ou de vestir o pijama. Eles se vão se orgulhar de saber o que devem fazer, em vez de sempre ouvir o que precisa acontecer. Ele vai sentir confiante para seguir em frente e assumir o controle de algumas ações.
4) Estabelece hábitos saudáveis e construtivos
Desde escovar os dentes regularmente até fazer a lição de casa todas as tardes, as rotinas ajudam a estabelecer hábitos construtivos.
As crianças que praticam essas habilidades serão capazes de administrar melhor seu tempo.
COMO DEFINIR UMA ROTINA DIÁRIA PARA SEU FILHO
Etapa 1: estabeleça os momentos importantes, como horários das refeições, lanches, cochilos e hora de dormir.
Como isso vai afetar o modo como seu filho consegue dormir e comer bem, esses itens devem vir em primeiro lugar.
Se você atualmente não tem uma programação, vá caminhando gradualmente para uma rotina consistente. Por exemplo, você pode querer definir primeiro um horário regular para cochilar e dormir. Em seguida, você pode adicionar horários regulares às refeições e aos banhos.
Etapa 2: pratique a paciência.
Definir uma programação pode ser difícil para seu filho no início, mas ele se vai se acostumar a isso.
Tente não ficar impaciente ou frustrada se a rotina levar tempo para se tornar “regular” para seu filho.
Etapa 3: adicione elementos “úteis” a cada parte da rotina.
Por exemplo, você pode querer adicionar uma leitura regular de 10 minutos e um tempo de aconchego com seu filho antes de dormir. Isso ajuda a relaxar e a se sentir pronto para dormir.
Etapa 4: trabalhe em direção à consistência e abra espaço para a flexibilidade.
Para que uma rotina seja mantida, você vai precisar mantê-la a mais regular possível. No entanto, fique aberta à flexibilidade, especialmente em feriados e eventos especiais.
Etapa 5: estabeleça horários especiais com seu filho.
Quer se trate de uma viagem regular para a casa da vovó ou um passeio com o cachorro, crie expectativas e rotina de tempo em família.
Etapa 6: ajuste conforme necessário.
Com o passar dos meses, você começará a ver o que funciona e o que não funciona para a família. A rotina é para ajudar a família, não atrapalhar. Certifique-se de que sua rotina seja saudável e positiva para seu filho e outros membros da família.
Etapa 7: prepare finais de semana especiais.
É uma boa ideia não se desviar muito da rotina nos fins de semana. Mesmo assim, certifique-se de que seus filhos estão dormindo o suficiente, mas você pode aproveitar o ritmo mais relaxado fazendo um café da manhã especial, aproveitar as manhãs chuvosas para assistir a um filme, um desenho. E nos finais de semana ensolarados, aproveite para brincar ao livre, livres!
♥ E agora? O que mais posso fazer?
1º Assista a minha AULA GRATUITA!
Clique aqui para você assistir minha aula gratuita que vai te mostrar os Três maiores erros que toda mãe comete com seus filhos e as soluções para cada erro!
2º Baixe meu E-Book exclusivo
Clique aqui para baixar um 📙 Ebook especial e descobrir os segredos exclusivos das estratégias práticas de controle emocional para uma Educação NeuroAfetiva.
3º Matricule-se no curso Guia de Sobrevivência Para Mães
Clique aqui e se matricule no curso mais completo para você educar seus filhos nos dias de hoje! São 45 aulas curtinhas em vídeo e muito objetivas. Elas têm 15 minutos em média e são 100% online com estratégias práticas e comprovadas por milhares de famílias.
Busca
Artigos Populares