Construindo conexões cerebrais específicas
10/11/2020 2021-11-06 14:12Construindo conexões cerebrais específicas
Como os pais estão “moldando” os filhos
A plasticidade sináptica, ou neuroplasticidade, é um processo altamente dinâmico no qual as conexões entre neurônios desaparecem ou se fortalecem dependendo da frequência com que são usados.
Tudo o que fazemos como mãe e pai fortalecem algumas conexões neuronais no cérebro dos filhos enquanto deixam outras conexões não desenvolvidas ou subdesenvolvidas.
Quando fortificamos conexões do amor, desenvolvemos ainda mais as conexões positivas do carinho e afeto, quanto mais eu grito e coloco a criança de castigo, as conexões relacionadas ao medo e insegurança vão se desenvolver com mais intensidade.
Se queremos que nossos filhos desenvolvam criatividade, precisamos ajudar seus cérebros a construir as conexões neuronais que lhes permitem ser criativas. É o mesmo com empatia, autocontrole e autorregulação.
A chave para construir conexões neurais para qualquer habilidade é a prática. A neurociência nos mostra que, assim como a prática ajuda nossos filhos a aprender habilidades relativamente simples como caminhar, jogar uma bola ou aprender violão, a prática também pode habilitá-las a aprender as habilidades mais complicadas como controlar suas emoções, expressar empatia e manter seu autocontrole.
A beleza da neurociência é que, quando desmistificamos coisas como ser calmo e empatia e decompomos em componentes ensináveis, fica claro que todos os cérebros seguem as mesmas regras: todos são governados pelas redes neurais ativadas. Apesar das claras e, por vezes, esmagadoras diferenças individuais na maneira como nos comportamos, nossas semelhanças no nível neurocientífico são surpreendentes.
Podemos verificar que nossos esforços enquanto mães e pais no início do desenvolvimento da criança podem efetivamente mudar a arquitetura do cérebro de maneira duradoura.
Adaptar, modificar, fortalecer e refinar constantemente essas conexões é o que nos permite aprender, lembrar e manter uma quantidade ilimitada de informações dentro do nosso cérebro. Toda vez que aprendemos algo novo, modificamos nossa rede neural.
É importante que os pais tenham um entendimento básico de como o cérebro e seus neurônios funcionam. Uma consciência das porcas e parafusos da conectividade cerebral nos permite ajustar ou adotar algumas práticas do dia a dia.
Se você acha que vou sugerir que você aprenda sobre todas as partes do cérebro, não se preocupe, não irei. Você não precisa ter toneladas de conhecimento de anatomia para entender como o cérebro de uma criança funciona. Basta você aprender como neurônios e conexões neuronais são formadas.
Parentalidade é o negócio de moldar as pessoas. As pessoas são moldadas pela prática, a prática modifica as conexões neurais, e as conexões neurais nos fazem quem nós somos.
♥ E agora? O que mais posso fazer?
1º Assista a minha AULA GRATUITA!
Clique aqui para você assistir minha aula gratuita que vai te mostrar os Três maiores erros que toda mãe comete com seus filhos e as soluções para cada erro!
2º Baixe meu E-Book exclusivo
Clique aqui para baixar um 📙 Ebook especial e descobrir os segredos exclusivos das estratégias práticas de controle emocional para uma Educação NeuroAfetiva.
3º Matricule-se no curso Guia de Sobrevivência Para Mães
Clique aqui e se matricule no curso mais completo para você educar seus filhos nos dias de hoje! São 45 aulas curtinhas em vídeo e muito objetivas. Elas têm 15 minutos em média e são 100% online com estratégias práticas e comprovadas por milhares de famílias.
Busca
Artigos Populares