Cansada de gritar com seus filhos?
13/02/2021 2021-11-06 12:51Cansada de gritar com seus filhos?
Cansada de gritar com seus filhos?
Em vez de se concentrar no comportamento dele, vamos dar uma olhada no que está acontecendo com você.
Cansada de sempre gritar com seus filhos? Sente que está calma em um momento e com raiva no outro? Seu primeiro pensamento pode ser… “se eles apenas ouvissem da primeira vez, eu não teria que gritar!” ou “se ele parasse de bater na irmã, eu não teria que ficar tão brava!”
Existem inúmeras técnicas que podem ajudar seu filho a agir de maneira diferente. Mas… E se fosse um problema seu? A raiva geralmente é uma “máscara para outra emoção”, como tristeza, medo, preocupação, mágoa ou decepção. Mostrar esses outros sentimentos te deixa vulnerável.
E então, a RAIVA costuma ser mais fácil de demonstrar. Com o tempo, você ficará ciente das possíveis situações-gatilho e será capaz de intervir antes de agir com raiva.
Dê a si mesmo uns minutos para respirar e, em seguida, reflita; “Por que fui desencadeada por essa situação?” e “O que posso fazer de diferente na próxima vez?” Então, vamos entender o que são gatilhos na parentalidade.
“Gatilhos” são as coisas que acendem o fogo dentro de você, por assim dizer. Estas coisas que te levam a gritar, ficar com raiva e chateada. Muitas pessoas não param para pensar sobre o que desencadeou essa resposta. Parece automático. A raiva costuma ser mais fácil de demonstrar.
RAZÕES OCULTAS PARA FICARMOS COM RAIVA DE NOSSOS FILHOS
- “As birras me assustam.”
- “Não sei como te ajudar, filho.”
- “Eu também me sinto fora de controle!”
- “Eu não posso te proteger.”
- “Se você é tão ruim assim aos 2, imagina quando você tiver 13!”
- “Estou sobrecarregada, cansada, estressada, desvalorizada…”
- “Você está dificultando a vida para mim.”
- “Espero a perfeição.”
- “Espero que você aja como um adulto maduro.”
- “Estou me transformando em minha mãe?”
- “Eu sou uma mãe horrível.”
Então, o que você faz com esses pensamentos?
♥ ESCREVA
Mantenha uma lista contínua de situações em que você respondeu com raiva. Use esta lista para encontrar padrões ou temas comuns.
Pode ser uma nota rápida:
“Maria se recusou a beber no copo amarelo. Eu fiquei com muita raiva na hora.”
♥ DIGA EM VOZ ALTA
Mude suas palavras para refletir o que está acontecendo por dentro, mantenha o foco em você e em seus sentimentos ou pensamentos.
“Crianças, estou preocupada com vocês dois brigando assim…”
♥ FAÇA UMA PAUSA
Acalme seu cérebro e seu corpo dando uma pequena pausa. Pode ser uma respiração profunda de 10 segundos ou uma caminhada de 10 minutos.
Não desanime se você já começou a ficar chateada, apenas observe a raiva e escolha fazer uma pausa.
♥ RESOLVA
Concentre-se em reparar o relacionamento com seu filho após uma discussão. Encontre maneiras de fazer as pazes: dizendo “desculpe”, dando um abraço, escrevendo um bilhete.
Mesmo que seu gatilho tenha sido acionado, seu filho pode ter desempenhado um papel também. Se possível, pense em formas de fazer as coisas de maneira diferente na próxima vez.
Ser pai e mãe é aprender. Quanto mais você souber, melhores serão suas escolhas na próxima vez!
É sobre evolução.
Não é sobre culpabilização.
É sobre melhorar.
É sobre conectar.
♥ E agora? O que mais posso fazer?
1º Assista a minha AULA GRATUITA!
Clique aqui para você assistir minha aula gratuita que vai te mostrar os Três maiores erros que toda mãe comete com seus filhos e as soluções para cada erro!
2º Baixe meu E-Book exclusivo
Clique aqui para baixar um 📙 Ebook especial e descobrir os segredos exclusivos das estratégias práticas de controle emocional para uma Educação NeuroAfetiva.
3º Matricule-se no curso Guia de Sobrevivência Para Mães
Clique aqui e se matricule no curso mais completo para você educar seus filhos nos dias de hoje! São 45 aulas curtinhas em vídeo e muito objetivas. Elas têm 15 minutos em média e são 100% online com estratégias práticas e comprovadas por milhares de famílias.
Busca
Artigos Populares