Como responder a um comportamento desafiador
14/03/2021 2021-11-06 12:50Como responder a um comportamento desafiador
Como responder a um comportamento desafiador
Por que o cérebro em desenvolvimento de seu bebê está programado para “grandes emoções” e o que você pode estar fazendo (não intencionalmente) para incentivar ainda mais essas explosões?
A reflexão de hoje é sobre as explosões emocionais da criança.
Os acessos de raiva variam de choramingar e chorar até gritar, chutar, bater e segurar a respiração. Eles são igualmente comuns em meninos e meninas e geralmente acontecem entre as idades de 1 a 3 anos.
Algumas crianças podem ter acessos de raiva frequentemente e outras raramente as têm. As birras são uma parte normal do desenvolvimento infantil. Elas são a forma como as crianças mostram que estão chateadas ou frustradas.
As birras são comuns durante o segundo ano de vida, quando as habilidades de linguagem estão começando a se desenvolver. Porque crianças ainda não podem dizer o que querem, sentem ou precisam, uma experiência frustrante pode causar um acesso de raiva. À medida que as habilidades linguísticas melhoram, as birras tendem a diminuir.
ALGUMAS TÁTICAS PARA ESSES MOMENTOS DESAFIADORES:
Quanto mais alto a criança grita, mais suave você deve falar: seu filho acabará correspondendo ao seu volume porque ela quer se envolver com você.
Tenha calma ao responder a uma birra. Não complique o problema com sua própria frustração ou raiva. Lembre-se de que seu trabalho é ensinar seu filho a se acalmar. Então você precisa estar calmo também.
As birras devem ser tratadas de forma diferente, dependendo de por que seu filho está chateado. Às vezes, você pode precisar fornecer conforto. Se seu filho está cansado ou com fome, é hora de tirar uma soneca ou um lanche. Outras vezes, é melhor ignorar uma explosão ou distrair seu filho com uma nova atividade.
Crianças que estão em perigo de ferir a si mesmas ou aos outros durante uma birra devem ser levadas a um lugar calmo e seguro para se acalmarem. Isso também se aplica às birras em lugares públicos.
Dicas rápidas:
♥ NÃO INVALIDE A PERSPECTIVA OU AS EMOÇÕES DA CRIANÇA
Quando os pais descrevem as birras da criança, eles frequentemente falam em tom incrédulo.
Ela explode com a menor coisa!
Não há nada para ficar tão chateado.
Pense sobre suas próprias experiências com o fato de estar chateado. Como você se sente quando é dito que você está chateado sem motivo? Com a criança é mesma coisa, ela sente seus sentimentos sendo diminuídos.
♥ NÃO DIGA AO SEU FILHO COMO ELE DEVE SE SENTIR
Esta é uma grande regra geral (para aplicar em crianças e no resto da humanidade). Muitas vezes, durante as atividades, as crianças gritam ou choram quando “perdem”, levando os pais a correr para “ajudar”, também conhecido como “faço o que for preciso para evitar um colapso”. Os pais imediatamente dizem à criança que não há “nada” para ficar chateado.
♥ NÃO MINTA PARA O SEU FILHO PARA EVITAR UMA BIRRA
Frequentemente os pais mentem – ou dizem meias verdades – para evitar simplesmente dizer não e fazer com que seu filho experimente (e expresse, provavelmente em forma de birra) desapontamento ou frustração.
Em longo prazo, adquirir o hábito de confiar nessas inverdades estabelece um precedente muito ruim. Se você quer que seu filho seja honesto com você, você precisa ser honesto com ele.
♥ NÃO TOME BIRRAS E AS COISAS QUE SEU FILHO DIZ ANTES OU DURANTE PARA VOCÊ
Eu te odeio!
Você é uma mãe ruim!
Eu quero o papai, não você!
Vai embora!
Essas coisas nunca são fáceis de ouvir, especialmente do seu próprio filho. E, no entanto, esses comentários são expressões apropriadas de raiva para crianças dessa idade (1 a 3 anos). Claro, seu trabalho é ensinar seu filho a ser respeitoso e ter boas maneiras, mas tente não ficar zangado ou responder na mesma moeda: Você também é mau.
♥ NÃO USE SARCASMO
Elas podem perceber que o seu tom não corresponde às suas palavras (como quando “muito engraçado” é dito de uma maneira amarga ou ameaçadora), mas eles não sabem o que fazer com isso.
Sua vida é tão difícil. Muito engraçadinho você, hein?
Depois da tempestade:
Você não pode recompensar a birra do seu filho. Isso só vai provar para VOCÊ que a birra foi eficaz. Em vez disso, elogie verbalmente por recuperar o controle. Use frases como “Eu gosto de como você se acalmou”.
As crianças, especialmente as pequenas, estão aprendendo novas maneiras de se comunicar o tempo todo. Em tenra idade, as crianças nem sempre têm a capacidade de nos dizer o que querem, precisam ou sentem.
Quando isso acontece, é provável que as crianças se comportem de maneiras confusas ou desafiadoras para seus pais e responsáveis. Cabe a nós tentar compreender o comportamento das crianças e ajudá-las a aprender a expressar seus sentimentos de maneira apropriada.
♥ E agora? O que mais posso fazer?
1º Assista a minha AULA GRATUITA!
Clique aqui para você assistir minha aula gratuita que vai te mostrar os Três maiores erros que toda mãe comete com seus filhos e as soluções para cada erro!
2º Baixe meu E-Book exclusivo
Clique aqui para baixar um 📙 Ebook especial e descobrir os segredos exclusivos das estratégias práticas de controle emocional para uma Educação NeuroAfetiva.
3º Matricule-se no curso Guia de Sobrevivência Para Mães
Clique aqui e se matricule no curso mais completo para você educar seus filhos nos dias de hoje! São 45 aulas curtinhas em vídeo e muito objetivas. Elas têm 15 minutos em média e são 100% online com estratégias práticas e comprovadas por milhares de famílias.
Busca
Artigos Populares