Nosso cérebro
20/08/2020 2021-01-05 3:09Nosso cérebro
Nosso Cérebro
As crianças são brilhantes, não são? Elas vivem no momento presente. Elas são capazes e inocentes. E talvez minha característica favorita, elas são autênticas. Elas não têm filtro. Elas estão entre os humanos mais honestos do planeta. Elas não são muito capazes de mensurar consequências. Mas, talvez elas também sejam os seres humanos mais incompreendidos do planeta. A PedagogicaMente baseia-se em conhecimento científico. Mas a ciência é fria, e as relações humanas carecem de emoção, de carinho, de afeto. Somos um equilíbrio entre a credibilidade da ciência e a humanidade do afeto.
Esse é o fantástico mundo das crianças e nós vamos mergulhar no aprendizado sobre todos os seus fundamentos.
Vamos explorar!
Bem, graças à neurociência, sabemos mais sobre o que acontece no cérebro de nossos filhos à medida que eles crescem e se desenvolvem.
É importante que as mães e os pais tenham um entendimento básico de como o cérebro e seus neurônios funcionam. Uma consciência “das porcas e parafusos” da conectividade cerebral nos permite ver como as mães e os pais estão moldando o cérebro dos filhos, mais especificamente, como as conexões entre os neurônios estão se formando em curto prazo.
O cérebro é incrível, certo?
Mas como ele se desenvolve e como podemos ajudá-lo a crescer de forma saudável?
A plasticidade sináptica ou neuroplasticidade é um processo altamente dinâmico pelo qual conexões entre neurônios desaparecem ou se fortalecem dependendo da frequência com que esses neurônios são usados.
Tudo o que fazemos como mães, pais e educadores fortalece algumas conexões não desenvolvidas ou subdesenvolvidas.
Se queremos que as crianças desenvolvam criatividade, precisamos ajudar seus cérebros a construir as conexões neuronais que lhes permitem ser criativas. É o mesmo com empatia, autocontrole, autorregulação e outras importantes funções emocionais que devem ser ensinadas e aprendidas.