Quando os pais discordam sobre a forma de educar: um passo a passo para entrar num acordo
22/08/2021 2021-11-06 12:44Quando os pais discordam sobre a forma de educar: um passo a passo para entrar num acordo
Quando os pais discordam sobre a forma de educar: um passo a passo para entrar num acordo
As diferenças na criação dos filhos é um assunto que causa muitas brigas entre casais, geram muito ressentimento quando não é algo bem resolvido e pode até levar ao divórcio.
Se você e seu cônjuge ou parceiro não concordam com as estratégias de disciplina, você não está sozinha.
Os casais vêm de diferentes origens e têm temperamentos diferentes. Um pode ser mais tolerante, enquanto o outro é rígido. O perfil da parentalidade é individual e tem a ver com sua personalidade também.
Embora essas diferenças possam ser complementares, às vezes, elas também podem levar a conflitos. O que você deve fazer se vocês não concordarem com as estratégias de disciplina como pais?
Você acha que seu parceiro é muito rígido, não é engajado o suficiente ou é inconsistente quando se trata de criar filhos? Você discute, briga por causa disso? Considere estas dicas para manter seu relacionamento forte em meio às diferenças entre os pais.
Desentendimentos sobre a parentalidade podem facilmente levar a problemas conjugais. Às vezes, um dos pais tende a ficar do lado dos filhos e isso pode se tornar um “nós” contra o outro pai ou a mãe. Então, em vez de trabalharem juntos como uma equipe, os pais começam a trabalhar uns contra os outros.
Também não é saudável para as crianças quando os pais discordam frequentemente sobre a disciplina. Se você tende a ser mais durona com os filhos, provavelmente isso vai te definir como a “chata” e seus filhos vão aprender rapidamente a pedir coisas a seu parceiro ou parceira.
Então, o que podemos fazer para mudar essa perspectiva?
Você está disposta a tentar uma coisa nova? Parar de pensar “eu já fiz de tudo, não tem nada que eu possa fazer para mudar a cabeça do meu parceiro…”
Vou te fazer um convite e te ensinar a fazer uma mudança na sua própria perspectiva. Uma mudança pode te dar uma nova forma de agir e uma nova experiência.
Se você quer resultados diferentes na sua vida, você precisa tomar alguma atitude.
Se você sempre pratica as mesmas ações, há uma enorme chance de você ter os mesmos resultados, então você precisa mudar sua perspectiva.
Pode ser que seu companheiro seja irredutível com as suas abordagens, mas considere que você precisa admitir que você sempre faz o mesmo tipo de abordagem e o resultado provavelmente vai permanecer igual se você não fizer nada diferente, se não tentar ações sob uma nova ótica, uma nova perspectiva.
Há três estágios que indicam o nível de dificuldade de colocar o seu companheiro na mesma página que você. Eu chamo de: os 3 Rs da dificuldade.
RETRAIR – REAGIR – RENUNCIAR
♥ No primeiro estágio temos a atitude de retrair
- Você está retendo ou não expressando alguma coisa;
- Você tentou falar algumas vezes com seu parceiro, não deu muito certo, ficou desencorajada e parou.
♥ No segundo estágio, tentamos reagir
- Você traz o conhecimento novo de uma maneira reativa, na hora dos gatilhos, na hora em que o problema está acontecendo, bem no olho do furacão;
- Você traz o conhecimento novo depois de um momento de enorme frustração na forma de críticas, reclamações ou comandos.
♥ No terceiro estágio, você passa a renunciar
- Você tentou inúmeras vezes conversar de forma proativa, e fez isso até bem recentemente e seu parceiro se recusa a conversar sobre isso;
- você tem problemas não resolvidos no relacionamento e seu companheiro se recusa a falar sobre isso também.
A coisa está feia!
Ser mãe ou pai não é fácil e, com as diferenças das pessoas, seria surpreendente se os parceiros não tivessem conflitos ao escolher as melhores maneiras de disciplinar os filhos.
Mas, na verdade, sabemos que essas desavenças podem criar discórdia conjugal e afetar negativamente os filhos.
A mudança de perspectiva que eu falei mais cedo deve ser no sentido que vocês dois precisam se unir contra o PROBLEMA! É preciso que vocês parem de discordar um do outro e focar no PROBLEMA!
A maneira como os casais se comunicam, tratam um ao outro e trabalham juntos pode melhorar ou diminuir a qualidade de vida de uma criança. Os pais que mostram respeito mútuo, cooperação e incentivo ensinam aos filhos habilidades de relacionamento saudáveis.
Uma coisa é certa: lembre que seu filho não precisa de uma mãe ou um pai perfeito, mas de alguém que dá o melhor de si. Todos nós cometemos erros, só porque somos humanos.
O principal é vê-los como oportunidades de aprendizado, certo?
♥ E agora? O que mais posso fazer?
1º Assista a minha AULA GRATUITA!
Clique aqui para você assistir minha aula gratuita que vai te mostrar os Três maiores erros que toda mãe comete com seus filhos e as soluções para cada erro!
2º Baixe meu E-Book exclusivo
Clique aqui para baixar um 📙 Ebook especial e descobrir os segredos exclusivos das estratégias práticas de controle emocional para uma Educação NeuroAfetiva.
3º Matricule-se no curso Guia de Sobrevivência Para Mães
Clique aqui e se matricule no curso mais completo para você educar seus filhos nos dias de hoje! São 45 aulas curtinhas em vídeo e muito objetivas. Elas têm 15 minutos em média e são 100% online com estratégias práticas e comprovadas por milhares de famílias.
Busca
Artigos Populares