Sobre a escola
20/08/2020 2020-12-21 2:29Sobre a escola
Somos uma escola carregada de compaixão
Uma escola on-line para mães, pais e educadores.
Promovemos diversos cursos on-line e muito conteúdo gratuito no blog e por meio de vídeos e posts no Instagram e no YouTube com o tema da Educação NeuroAfetiva. Uma metodologia própria e inovadora para apoiar as mães, pais e educadores no sentido de uma vida diária mais serena com as crianças.
Estou muito animada e certa que posso ajudar!
A ciência do desenvolvimento da infância embasa todo o nosso programa curricular para crianças e adolescentes. Os conceitos básicos, estabelecidos ao longo de décadas de estudos das neurociências e pesquisas comportamentais, ajudam a explicar por que o desenvolvimento infantil e os anos iniciais do período da adolescência são o alicerce de uma saudável base emocional e cognitiva de adultos.
O tempo é um fator genético relevante, mas as primeiras experiências determinam se os circuitos neurais serão fortes ou fracos, você pode agir para fortalecer as redes de circuitos das crianças e suas próprias conexões neurais.
Os cérebros são construídos ao longo do tempo. A arquitetura básica do cérebro é construída por meio de um processo contínuo que começa antes do nascimento e segue na idade adulta.
As primeiras experiências afetam sobremaneira a qualidade dessa arquitetura estabelecendo uma base sólida ou frágil para toda a aprendizagem, saúde e comportamento nos anos seguintes e por toda a vida.
"Vejo que as crianças precisam de uma voz forte para defender suas necessidades."
Flávia Valadares
NeuroAfetivo: O que é isso?
A neurociência afetiva examina como o cérebro cria respostas emocionais.
As emoções são fenômenos psicológicos que envolvem alterações no corpo (por exemplo, na expressão facial), alterações na atividade do sistema nervoso autônomo, estados de sentimento (respostas subjetivas) e impulsos para agir de maneiras específicas.
A neurociência afetiva tem como propósito entender como a matéria
(estruturas cerebrais e substâncias químicas) cria um dos aspectos mais fascinantes da mente, as nossas emoções.
As emoções permeiam nossas relações.
A neurociência afetiva usa medidas imparciais e observáveis que fornecem evidências confiáveis para outras ciências sobre a importância das emoções no processo de ensino e aprendizagem.
As pessoas são moldadas pelo que elas praticam e vivenciam, a prática muda as conexões neurais e estas nos fazem quem somos. Parentalidade é um “negócio” de moldar as pessoas e seus próprios circuitos neurais. Portanto, determinar o que nossos filhos vivenciam e praticam é a parte mais importante da parentalidade e fazemos isso estabelecendo experiências significativas, empáticas e positivas no caminho das crianças.