Você deve elogiar seu filho?
23/01/2021 2021-11-06 12:58Você deve elogiar seu filho?
Ajudar o seu filho a ter uma boa autoimagem e dar confiança para que ele tenha uma vida plena: esta é uma grande meta dos pais! Mas como você chega lá? Você pode pensar que elogiar seu filho dá a confiança e o apoio de que precisam.
Muitos pais elogiam seus filhos. É um método educacional muito comum e amplamente incentivado. Então, você pode se surpreender ao saber que não sou uma grande fã dos elogios! Vou explicar porque…
Elogiar ou encorajar?
Para compreender tudo o que o elogio envolve na construção da personalidade de uma criança, a primeira coisa é fazer uma distinção clara entre elogio e encorajamento. A linha entre os dois termos pode parecer confusa para você, mas essas são duas coisas completamente diferentes!
Elogiar significa simplesmente parabenizar a criança por uma ação que ela realizou, sem tentar com que ela queira ir mais longe. É o caso, por exemplo, quando nosso filho nos traz um desenho e falamos: nossa, que lindo, filho! Você é demais!
Encorajar, ao contrário, é valorizar a criança e ao mesmo tempo estimular o desejo de ir mais além. Atenção, obviamente não se trata de criticar a criança… Pelo contrário, trata-se de ajudar a identificar as suas qualidades e as suas potencialidades, fazer com que ela queira se superar e se tornar melhor naquilo que ela gosta, seja lá o que for.
Os perigos dos elogios
Todos (eu também!) gostam de receber um elogio de vez em quando! Não questiono inteiramente o uso do elogio na criação de um filho. Estou simplesmente tentando apontar os problemas que podem surgir de apenas elogiar sem encorajar. Em primeiro lugar, apenas elogiar a criança faz com que ela sinta que a tarefa está concluída e que a habilidade foi definitivamente adquirida.
Tomemos o exemplo do desenho novamente. Se você simplesmente disser a uma criança que seu desenho é lindo, ela pode dizer a si mesma: meu desenho é ótimo. Eu faço ótimos desenhos. Eu posso para por aqui então, já que estão todos sempre bonitos.
Explico: quando você elogia a criança, é você que se orgulha dela… não é ela que se orgulha de si mesma! Isso pode levá-la a buscar acima de tudo agradar aos outros… E, portanto, em longo prazo, deve impedir a criança de buscar e encontrar o que realmente agrada a ela!
Como encorajar seu filho?
Claro… Não aconselho que você diga a ele “você pode fazer melhor” quando trouxer o seu desenho! Isso apenas diminuiria sua autoconfiança, sem destacar seus talentos ou seus desejos.
Para encorajar uma criança, existe um método infalível que uso regularmente. A tática consiste em mudar o ponto de vista! Em vez de começar com um elogio, tente voltar ao que seu filho está pensando sobre o que ele fez. Por isso, quando seu filho mostrar seu desenho e você sentir que ele está feliz com o que desenhou, ajude a criança a voltar o olhar para si mesma, fazendo perguntas simples: e você, o que acha do seu desenho? Ou então, dependendo da resposta, pode perguntar: por que você gosta deste desenho? Ou ainda, pergunte: o que você queria fazer neste desenho?
Faça a criança falar! Você verá, com sua ajuda, que seu filho será capaz de se comunicar sobre este assunto e expressar seus sentimentos e desejos para você. Ao incentivar as crianças de acordo com suas qualidades pessoais, permitimos que desenvolvam plenamente seus talentos.
Portanto, convido você a desistir dos elogios e passar ao encorajamento! Incentivar a criança não significa minimizar seus esforços… Muito menos negar seus pontos fortes e talentos! Trata-se simplesmente de ajudar a criança a refeltir sobre o que ela gosta, um olhar para si mesma para que ela possa cultivar seus desejos, seus sentimentos e seus recursos. Isso ajudará a desenvolver suas capacidades e a criar uma vida de acordo com suas necessidades, longe do ciúme e da competitividade que muitas vezes ainda nos restringem.
♥ E agora? O que mais posso fazer?
1º Assista a minha AULA GRATUITA!
Clique aqui para você assistir minha aula gratuita que vai te mostrar os Três maiores erros que toda mãe comete com seus filhos e as soluções para cada erro!
2º Baixe meu E-Book exclusivo
Clique aqui para baixar um 📙 Ebook especial e descobrir os segredos exclusivos das estratégias práticas de controle emocional para uma Educação NeuroAfetiva.
3º Matricule-se no curso Guia de Sobrevivência Para Mães
Clique aqui e se matricule no curso mais completo para você educar seus filhos nos dias de hoje! São 45 aulas curtinhas em vídeo e muito objetivas. Elas têm 15 minutos em média e são 100% online com estratégias práticas e comprovadas por milhares de famílias.
Busca
Artigos Populares